© Copyright 2012, CESAREIA
Todos os direitos reservados


Lançamento da publicação "Acervos patrimoniais: novas perspetivas e abordagens"

Decorreu no dia 6 de dezembro, o lançamento do livro “Acervos Patrimoniais: novas perspetivas e abordagens” na Biblioteca Nacional de Portugal.

O livro que contém as atas do Encontro Acervos Patrimoniais: novas perspetivas e abordagens realizado a 16 de março de 2012 pela Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), tendo em vista uma reflexão sobre as questões que se levantam em torno dos acervos patrimoniais.

A iniciativa, que constituiu simultaneamente uma homenagem a José Mattoso, cuja biblioteca pessoal integra a Biblioteca do CAM, contou com a participação de um conjunto de oradores – Bernardo Vasconcelos e Sousa, Judite a. Gonçalves de Freitas, Bruno Almeida e Paula Rosa, João Carlos Oliveira, Fernanda Maria Guedes de Campos, Francisco Lourenço Vaz, Margarida Sobral Neto, Eunice Pinto, Jorge Resende e Paulo Leitão, cujos trabalhos são agora publicados nesta obra.

Prefaciado por Cláudio Torres, juntamente com Filipa Medeiros, Armanda Salgado, Paula Rosa e Bruno Almeida, o livro inclui também o discurso de homenagem a José Mattoso, por Teresa Patrício Gouveia, e fecha com o texto de encerramento do Encontro, pelo Prof. José Mattoso.

De realçar, o texto Espólios das extintas livrarias religiosas nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal: um (re)encontro, da autoria de Fernanda Maria Guedes de Campos, membro do Grupo de Trabalho para o Livro e as Bibliotecas, responsável pelo Projeto Cesareia.

 

Fonte: Biblioteca do CAM

 

Mais informações no sitio do Centro Arqueológico de Mértola >>